terça-feira, 17 de março de 2009

Índice glicémico de alimentos influencia o acne.


A ligação entre o açúcar e a acne foi há muito tempo descartada. Mas agora cientistas estão examinando a questão novamente. Nos últimos anos, estudos mostraram que o importante não é o açúcar em si, mas o índice glicêmico do alimento, ou a velocidade e extensão que elevam os níveis de glicose no sangue.
Alimentos com um alto índice glicêmico - que, como resultado, aumentam os níveis de glicose rapidamente - fazem com que o corpo libere uma enxurrada de insulina e outros hormônios que podem estimular a produção de óleo e inflamar a pele, segundo suspeitas de alguns cientistas.
Para testar a teoria, cientistas recrutaram 50 homens e rapazes entre 15 e 25 anos, todos com acne, e acompanharam seu progresso por 12 semanas. Alguns participantes mantiveram uma dieta típica, que incluía alimentos com alto índice glicêmico, como pão branco, cereal adocicado e massa, enquanto outros receberam alimentos com mais proteína e menos glicemia, como peixe, pão integral e frutas.
Ao final do estudo, publicado em 2007, os participantes da dieta baixa em glicemia tiveram reduções muito maiores das lesões na pele e de outros sintomas da acne do que o grupo de controle. Eles também tiveram reduções nos níveis de andrógenos livres circulantes, hormônios sexuais masculinos conhecidos por causarem acne, o que sugere que os hormônios desempenharam um papel.
Outros estudos constataram ligações similares entre alimentos com alta glicemia e acne, embora cientistas afirmem que mais pesquisas são necessárias. A conclusão é que existem algumas evidências de que alimentos com muito açúcar podem piorar a acne.

1 comentário: