quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Barrinha de cereais.....vale a pena?

A correria do dia-a-dia faz com que muitas pessoas escolham alimentos prácticos. A barrinha de cereal pode ser uma boa opção, mas está longe de conter nutrientes necessários para o organismo. Por isso, é preciso ficar atenta.

Segundo a nutricionista Daniela Bastos Pozada, a barrinha de cereal pode fazer parte de uma alimentação saudável, desde que não substitua as refeições. A ideia é impedir um longo período em jejum. Por isso, pode ser uma boa opção de lanche no intervalo entre as refeições.

Apesar da practicidade é importante lembrar que a alimentação correcta deve suprir as necessidades do organismo. “Há um conceito errado de que a barrinha é um alimento muito rico em fibras e vitaminas, então, o perigo é que a pessoa deixe de consumir alimentos que realmente sejam fonte desses nutrientes (frutas, legumes, verduras, aveia, linhaça, etc) achando que a barrinha estará suprindo essa carência”, explica a nutricionista.

O ideal é que seja consumida uma barrinha ao dia mantendo hábitos saudáveis que só um nutricionista será capaz de orientar.

Fique de olho
- Na ausência de frutas a barrinha pode ser consumida no intervalo entre o café da manhã e o almoço. Ou no intervalo entre o almoço e o jantar.

- Uma boa dica é que a barrinha seja consumida cerca de 30 minutos antes da atividade física ou durante (dependendo do tempo de duração do exercício) ou imediatamente após. Nesses casos de atividade física também existem as barrinhas de proteína e nesse caso o ideal é que seja consumida após o término da atividade física.

Sem comentários:

Enviar um comentário