terça-feira, 7 de abril de 2009

Reduzir nos refrigerantes e sumos emagrece mais do que cortar na comida


As calorias ingeridas nas bebidas influenciam mais na perda de peso do que aquelas consumidas por alimentos sólidos, revela um estudo da Johns Hopkins School of Medicine, que avaliou 810 adultos com idades entre 25 e 79 anos.

Para a realização deste estudo, os investigadores acompanharam os voluntários durante 18 meses e monitorizaram a redução de consumo de líquidos e alimentos sólidos. Nos primeiros seis meses, observaram que a redução de somente uma porção de bebidas açucaradas (como refrigerantes e sumos) foi responsável, isoladamente, pela perda de meio quilo naquele período de tempo.
Já a diminuição de peso foi cinco vezes menor quando houve restrição da mesma quantidade de calorias ingeridas por alimentos sólidos.
Para os especialistas , as calorias ingeridas por bebidas geralmente não são contabilizadas e levam ao exagero de consumo, mas essas calorias são importantes, principalmente se falarmos dos refrigerantes, que têm excesso de açúcar. O consumo destas bebidas tem crescido em países em desenvolvimento e está nitidamente relacionado à obesidade.
O primeiro mecanismo de regulação da saciedade começa na mastigação e é uma das hipóteses para o explicar por que é mais difícil regular a ingestão de bebidas do que de alimentos sólidos. Ao mastigar e deglutir um alimento, são estimuladas regiões no cérebro responsáveis por regular a satisfação. Outra hipótese está no açúcar presente em boa parte dos líquidos ingeridos. Essa substância é um hidrato de carbono simples de rápida absorção e estimula a produção de insulina, um hormona que favorece o processamento da energia ingerida em forma de gordura. A ingestão do mesmo valor calórico em proteínas não engordaria tanto.
Entre os principais erros apontados pelos especialistas, está a ideia de que sumo de frutas tem poucas calorias. "Quando a pessoa precisa perder peso, a opção é sempre ingerir bebidas não calóricas ou usar sumos com muito poucas calorias. Outro problema, apontam os especialistas está no uso de bebidas isotónicas quando a prática de exercícios não é intensa. Um frasco deste tipo de bebida contém cerca de cem calorias, quase o mesma quantidade presente num copo de refrigerante.
Fonte: MSN

1 comentário:

  1. Obrigada pela dica, na verdade apesar de gostar muito de coca-cola,tento beber muita agora para eliminar a malvada celulite.
    Agora que de vez em quando temos um bocadinho de sol,quero ver se vou fazer umas corridinhas matinais para ajudar;)...

    Beijoca grande e os votos de uma boa Pascoa!

    ResponderEliminar